domingo, junho 18, 2006

Biblioteca do Clube de Castelo Branco mais rica

Hoje, o Clube de Castelo Branco (CCB) recebeu do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior (MFTPJ), de Castelo Branco, uma importante doação de 76 documentos, na sua maioria livros, edições da Fundação Calouste Gulbenkian e algumas publicações editadas pelo próprio museu. Muitas das obras são catálogos de exposições. Incluindo obras sobre as seguintes temáticas: arquitectura, porcelana, pintura, azulejaria, moedas, medalhas, escultura, mobiliário, vidros, louças, artes tradicionais…

A Sociedade de Amigos do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior (SAMFTPJ), na pessoa da sua Presidente, a Dra. Deolinda Bastos, desempenhou um papel importante na doação destas obras ao CCB, servindo de ponte entre o MFTPJ, na pessoa da sua Directora, a Dra. Aida Rechena e a Direcção do CCB.

Esta importante doação junta-se a outras duas recentes doações, já no mandato da actual Direcção, a doação de livros do Grémio do Comércio do Concelho de Castelo Branco (incluindo: o Dicionário Geral e Analógico da Língua Portuguesa, o Dicionário Jurídico-Fiscal e a Enciclopédia pela Imagem) e outra do Governo Civil de Castelo Branco (incluindo: o Diário do Governo).

A Câmara Municipal de Castelo Branco tem feito chegar ao Clube vários exemplares da Agenda Cultural/Boletim Municipal de CB, também a Câmara Municipal de Nisa, depois da nossa solicitação tem feito chagar ao Clube a respectiva AC/BM, também esta a funcionar, desde Maio passado, como um “dois em um”, i. é, Agenda dum lado e Boletim doutro.

Só para referir algumas das mais recentes ofertas, a ADRACES ofereceu ao CCB a revista Viver, edição da ADRACES e a Casa Comum das Tertúlias (CCT) ofereceu as 5 edições da sua fanzine Tertuliando e as 6 edições da revista AÇAFA da Associação de Estudos do Alto Tejo, edições que a AEAT tinha doado à CCT e que por esta ter duplicado doou ao CCB.

Todo este acervo documental e o demais que nos tem chegado, está a ser alvo do devido tratamento documental, para ser colocado à disposição dos sócios do CCB, para consulta local.

O CCB está aberto a permuta de obras, visto ter no seu acervo algumas obras com vários exemplares.

O CCB colocou à venda, em vários locais na cidade, o livro comemorativo do seu centenário, coordenado pelo Dr. Lopes Marcelo. O livro estava à venda apenas em dois locais, o que era manifestamente pouco, razão pela qual decidimos alargar os pontos de venda. O livro pode também ser adquirido na sede do CCB, no horário da sede: de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h e das 21h às 24h e durante o fim-de-semana e feriados, das 14h às 19h e das 21h às 24h.

A bem da cidade de castelo Branco.

Pela Direcção do Clube de Castelo Branco,

Luís Norberto F. da S. T. Lourenço

http://clubedecastelobranco.blogspot.com

E-mail: clubedecastelobranco@sapo.pt

Sem comentários: